Segundo a companhia, o projeto pretende incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos
Por Redação
O projeto pretende incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões (Foto: Divulgação)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, iniciou projeto-piloto na fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão do pátio de veículos.
Segundo a companhia, o projeto pretende incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos para otimizar os processos logísticos e melhorar o fluxo da produção.
Em comunicado, a Volkswagen afirmou que o projeto-piloto contempla a implementação de um sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão da operação.
Segundo a empresa, o alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.
“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirmou o diretor de Produção e Logística da VWCO, Hugo Souza.
MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA
O CEO da Taggen, Werter Padilha, explicou que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação
De acordo com a empresa, os TaggenBeacons são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
“Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês). OS dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam mapear a posição de seus veículos”, afirmou a companhia.
Fonte: Mundo Logística