Veículo foi lançado na Europa em 2021 e teve o início das vendas no Brasil em novembro de 2022
Por Redação
Scania Super em período de testes (Foto: Divulgação)
O Scania Super foi eleito “Caminhão Verde 2024” na Europa pelo Green Truck Award, organizado pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau para comprovar qual o caminhão mais eficiente em termos de transporte. As variáveis analisadas são consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado — no Brasil o correspondente é o aditivo Arla 32 — e peso do caminhão.
Segundo a companhia, o Scania Super se destacou nos dados reais usados na fórmula do Green Truck. Em 100 km de distância, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litros de combustível.
“Um caminhão pesado, que percorre longas distâncias, roda em média 150 mil km por ano, na Europa. Neste cenário, os mais de 600 litros por ano economizados do Scania estão em melhor situação do que o concorrente mais próximo”, afirmou a companhia em comunicado.
Com 7.040 kg, o Scania Super foi o veículo mais leve e alcançou a maior velocidade média, de 79,7 km/h. As provas reais ocorreram em vários tipos de estradas, na área de Munique, na Alemanha.
O Scania Super foi lançado na Europa em 2021 e teve o início das vendas no Brasil em novembro de 2022. “O Super foi o único produto apresentado pela indústria, para a nova lei de emissões Proconve P8/Euro 6, iniciada em janeiro de 2023, com um trem de força 100% novo (motor, caixa e diferencial). É o nosso caminhão mais econômico da história”, disse o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao.
De acordo com a companhia, em comparação à geração anterior, séries P, G e R, o Super proporciona uma economia de combustível de até 28%. Já sobre a geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%.
Fonte: Mundo Logística