De acordo com a empresa, antes de iniciar a jornada de trabalho, os motoristas fazem o checklist do veículo; procedimento é realizado em um tablet pelo Driver APP, um sistema de gestão de frota para otimizar os fluxos logísticos
Por Redação
A LOTS Group, empresa do grupo Scania (Foto: Divulgação)
A LOTS Group, empresa do grupo Scania, reduziu em 50% o número de distrações nas frotas com o uso de tecnologia, levando em consideração o uso cigarro e aparelho celular — considerado a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Em 2022, a empresa registrou 5,4 mil casos de distrações, no ano passado o número caiu para 3,7 mil e para o acumulado de janeiro até abril de 2024, foram apenas 384 casos.
De acordo com a empresa, antes de iniciar a jornada de trabalho, os motoristas fazem o checklist do veículo, realizado em um tablet pelo Driver APP, um sistema de gestão de frota desenvolvido pela LOTS para otimizar os fluxos logísticos. A ferramenta realiza o checklist customizável do caminhão e verifica pontos para atestar que ele está apto para iniciar o turno, como pneus, informações gerais sobre o veículo, entre outras opções.
Segundo a companhia, as câmeras instaladas dentro do caminhão captam os movimentos do motorista e as ações dentro do veículo. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Pela telemetria é possível detectar se o condutor está com os olhos fechados por mais segundos que o habitual. Em casos de distração, um alarme de segurança é acionado dentro do veículo e a equipe da torre de controle faz contato com o motorista.
“Em nossas operações utilizamos sistemas digitais criados internamente e ferramentas externas acopladas para cooperar com a inteligência em nossas torres de controle. Dentro do nosso sistema, possuímos um módulo que é destinado ao tratamento de acidentes, incidentes e desvios que ocorrem nas operações, onde o motorista pode facilmente reportar alguma irregularidade no percurso ou na frota”, explicou o gerente de Transporte Logístico da Operação do ABC Paulista da LOTS, Rafael Santos.
De acordo com a empresa, os caminhões também contam com sistema de georreferenciamento dinâmico, monitoramento de estradas, gestão de pneus. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para tomadas de decisão em tempo real.
Fonte: Mundo Logística