A Mercedes-Benz avança na oferta de tecnologia de automação. Para atender as operações extremas, de difícil acesso ou risco de segurança, comum em segmentos como mineração, construção civil e subterrâneas, a fabricante lançou o Rádio Controle. A nova solução é feita através de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.
O grande diferencial do Radio Controle, segundo Marco Andrade, é o fato da empresa utilizar própria eletrônico e componentes do caminhão para conseguir se comunicar diretamente com os equipamentos de rádio controle sem a necessidade de instalação de equipamentos externos. “Temos uma caixa eletrônica e um sistema hidráulico que é comandado eletricamente através dessa caixa. O sistema hidráulico recebe um comando eletrônico do joystick para acionar o sistema de direção do veículo. Assim, todo o comando do caminhão é feito através desses comandos elétricos”, explicou Marco Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“A Mercedes-Benz quer se posicionar como uma empresa referência em tecnologia de automação. Já somos líder com esse tipo de solução aqui no Brasil em ambientes controlados e temos investido e trabalhado para manter essa posição de referência no mercado”, destacou Andrade.
Tecnologia de automação: autônomos e semiautônomos
Em 2022, a empresa apresentou a tecnologia de automação para a empresa Ypê. Trata-se do veículo autônomo, o Atego junto com a startup Lume Robotics, que opera na logística interna e em operações confinadas da empresa. Atualmente a empresa conta com quatro caminhões nessa operação. “A inovação deve ter investimento sistemático, caso contrário ela se perde. Automação não é uma solução de prateleira ela é fruto de um trabalho intenso entre a empresa, parceiros e clientes para o desenvolvimento de algo mais específico”, ressaltou.
Andrade explica que nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Este tipo de solução é indicada, principalmente, em situações repetitivas e com manobras complexas.
Os caminhões autônomos e o rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. Entre eles, Andrade cita uma melhor eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor. Outras importantes vantagens são a redução de custos com manutenção, além da facilidade na integração de sistemas logísticos do cliente.
Outra solução de automação oferecida pela Mercedes-Benz são os veículos semiautônomos, em parceria com a Grunner, que são transformados em smart machines para operar na colheita da cana-de-açúcar. A solução está em expansão também para outras atividades agrícolas. São mais de 1.100 unidades de veículos semiautônomos em circulação. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”, explicou.
Todas as soluções de automação estão disponíveis para toda linha de veículos da marca – desde o Accelo até o Arox. “Quando fizemos a junção da eletrônica dos veículos Euro 6 ampliamos a possibilidade de oferecer a solução de automação para toda linha de produtos. No passado nos concentramos no Atego”, disse Andrade.
Fonte: Portal O Carreteiro