Companhia iniciou teste com uma pá carregadeira elétrica e um caminhão basculante elétrico para verificar a performance dos veículos nas operações
Por Redação
Pá carregadeira elétrica em fase de teste (Foto: Divulgação)
O Porto Sudeste iniciou teste com uma pá carregadeira elétrica e um caminhão basculante elétrico para verificar a performance dos veículos nas operações, visando uma possível troca da frota existente, movida a combustível fóssil. O uso desse tipo de veículo tem como principal objetivo a redução de consumo de diesel e emissão de CO2.
Segundo a empresa, a pá carregadeira foi colocada em teste por 11 dias, o que equivale a 31h32m de operação. No total, foi necessário 1,8 mil kW de energia de elétrica para manter o equipamento em funcionamento na operação, evitando o uso de 170 litros de diesel.
“Os primeiros testes mostraram bons números, com uma redução considerável nas emissões de escopo 1. Assim como o caminhão basculante, a pá carregadeira teve o mesmo desempenho operacional que um equipamento movido a diesel. Como toda a energia elétrica utilizada no nosso terminal é proveniente de energia limpa, substituiríamos uma fonte fóssil por uma 100% renovável”, explicou Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste.
Os especialistas do porto calculam que, até o momento, a substituição de uma unidade do equipamento atual por um elétrico totalizaria uma redução de 13,3 toneladas de CO2e por ano, cerca de 5% de redução das emissões de Escopo 1. Caso todas as pás carregadeiras fossem substituídas, essa porcentagem poderia chegar a 16% ou mais, a depender do aumento da produção a anual do porto.
Fonte: Mundo Logística