Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Segundo as companhias, é o primeiro da América Latina; a iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep no valor de R$ 3 milhões e visa o desenvolvimento e implementação do veículo 

Por Redação 

Lume Robotics e Suzano se unem para testar caminhão elétrico autônomo sem cabine  
Caminhão elétrico autônomo sem cabine (Foto: Divulgação)

A Lume Robotics e a Suzano realizaram uma parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina. A iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo, que será testado em um dos terminais portuários da Suzano. 

O projeto, ainda em desenvolvimento, visa aplicar conceitos da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, robótica e mobilidade elétrica. De acordo com as companhias, o sistema Lume de Mobilidade Autônoma será aplicado integrando software e hardware, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana.  

Em comunicado, as empresas afirmaram que a tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito. 

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirmou o diretor Executivo da Lume,  Rânik Guidolini. 

A solução será implementada e validada em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. A expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia em uma operação contínua e ininterrupta. 

 A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028. 

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *