Com soluções voltadas para o gerenciamento de rotas de entregas, transportadora otimizou processos de montagem de cargas e reduziu custos operacionais
Por Redação
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
A ALC Logística e Transporte, transportadora localizada em Maringá (PR), alcançou aumento de 50% de produtividade ao digitalizar os processos logístico com soluções da MáximaTech.
Após aplicar em sua rotina o maxRoteirizador e o maxMotorista, sistemas voltados para o gerenciamento de entregas e que trazem mais transparência ao status dos pedidos e atividades dos motoristas, a empresa obteve aumento de 50% na produtividade, otimizando o tempo de realização de processos operacionais.
Antes da digitalização, toda a montagem de cargas era realizada pelo próprio gerente de Planejamento e Logística da companhia, Eduardo Valente. “Ter um processo manual dificultava a produtividade do time e deixava a operação à mercê de erros. “Mesmo conhecendo a região, não era viável encontrar manualmente a melhor rota para a equipe, o que gerava demora nas entregas, além de altos custos para a empresa”, explicou.
Com o uso do maxRoteirizador, a transportadora reduziu em 50% o tempo gasto para fazer a cubagem dos veículos, além de otimizar esse processo em 20% ao conseguir trabalhar melhor a ocupação de carga da frota, pois o sistema passou a direcionar a melhor rota, garantindo que o veículo receba o volume de acordo com o peso permitido.
“Com o maxMotorista e o maxRoteirizador, nós passamos a tomar decisões baseadas em informações certeiras, o que impactou significativamente nos nossos resultados logísticos”, completou o gerente.
REDUÇÃO DE CUSTO DO FRETE
Além disso, ao otimizar os processos, a ALC conseguiu reduzir também o custo do frete e, com a funcionalidade de janela de entrega do maxRoteirizador, a empresa alcançou mais assertividade na operação. Segundo a companhia, a ferramenta simplifica o planejamento das encomendas conforme as restrições dos clientes.
Para o CPO da MáximaTech, Bruno Simião, a atenção com os processos logísticos é essencial para que as empresas possam reduzir custos e se manter alinhadas às demandas dos clientes e do mercado. “Compreender o planejamento, como um todo, e ter flexibilidade para atender qualquer adversidade de uma operação é essencial para qualquer empreendimento. E isso só é realizado com assertividade quando se tem tecnologia especializada”, disse.
INVESTIMENTOS
De acordo com a companhia, a iniciativa da ALC chega em um cenário de boas perspectivas que o estado vive, visto que em discurso de abertura durante o Seminário dos Portos Brasileiros, o Governo do Paraná afirmou que tem o objetivo de transformar o estado em um hub de logística, apresentando investimentos significativos para o setor, como modernização de aeroportos, portos e ferrovias.
Além disso, o Ministério dos Transportes, em parceria com o Governo Federal, anunciou também um aporte de R$ 19 bilhões nas estradas paranaenses.
Fonte: Mundo Logística