Segundo a companhia, “Moki Smart Scan” pode usada nos setores de logística, varejo, alimentício e farmacêutico; Grupo Boticário, GPA e Jadlog já utilizaram a plataforma
Por Redação
Para o setor de logística, vantagens incluem fim contagem manual e redução de extravio de cargas (Foto: Divulgação)
A Moki, empresa especializada em soluções SaaS (Software as a Service), lançou a “Moki Smart Scan”, plataforma que utiliza Inteligência Artificial e tecnologia de realidade aumentada para melhorar a eficiência operacional e a leitura dos códigos de barras e QR codes. Segundo a companhia, a ferramenta já foi utilizada por companhias como Grupo Boticário, GPA e Jadlog e melhora processos em até 70%.
Em comunicado, a Moki explicou que a plataforma pode ser aplicada a diversos setores, como alimentício, farmacêutico, logístico e varejista, aumentando a rapidez na conferência de mercadorias e produtos, e reduzindo erros, contribuindo para a diminuição de custos operacionais e necessidade de equipe dedicada.
Para as empresas de logística, a Moki destacou que a plataforma sela o fim da contagem manual, bem como redução no número de perdas e extravio de cargas. Isso ocorre porque a “Moki Smart Scan” consegue ler os códigos de todas as mercadorias colocadas em um mesmo palete e identificar se aqueles produtos estão indo para o destino correto, além de também apontar a falta de itens.
“Ao trocar esses hardwares tradicionais que escaneiam o código de barras pelo software da Moki com o Smart Scan, já há uma otimização operacional e de custo. Até porque a manutenção é muito mais simples, já que o aplicativo da Moki pode ser utilizado em qualquer smartphone”, explicou o CEO da companhia, Guilherme Werneck.
Segundo o executivo, a plataforma é fácil de usar e não demanda treinamentos complexos. “Como as pessoas já são íntimas dos celulares, é mais fácil usar a nova tecnologia, sobretudo num país com problemas de capacitação de mão de obra como o Brasil. O uso da inteligência artificial e realidade aumentada tornam a interface muito mais intuitiva, amigável, fácil de interagir e com melhor experiência de uso”, disse.
A companhia pontuou que o uso do smartphone nos processos operacionais também ajuda a democratizar o acesso aos dados nas empresas. No caso da “Moki Smart Scan”, todos os dados coletados pela operação são transformados em KPIs para as empresas, podendo gerar informações importantes para a gestão logística.
Fonte: Mundo Logística