Distribuidora de Coca-Cola no Brasil aprimorou entrega de 1,4 mil motoristas em 44 centros de distribuição e 13 instalações de produção
Por Redação
A Solar Coca-Cola, fabricante e distribuidora de Coca-Cola no Brasil, está usando a solução de execução de rotas e gerenciamento de desempenho de frota da Descartes Systems Group para otimizar o desempenho de entrega de última milha. Hoje, a operação da companhia dispõe de 1,4 mil motoristas em 44 centros de distribuição e 13 instalações de produção que atendem a uma área que representa 70% do país.
Segundo a empresa, a solução ajuda as empresas de distribuição de alimentos e bebidas no varejo a gerenciar a execução de rotas para obter eficiência ideal e minimizar o impacto de eventos imprevistos nos níveis de atendimento ao cliente, quilometragem e custos.
Em comunicado, a Descartes afirmou que, ao otimizar os planos de rota com base em dados de tráfego em tempo real e outras variáveis, a solução aprimora o atendimento ao cliente, melhorando o desempenho da entrega no prazo, reduz a quilometragem guiando os motoristas por caminhos de rota mais curtos e diminui o tempo e os custos totais da rota, ajudando os motoristas a navegar pelo tráfego intenso com rotas alternativas e sequências de parada.
De acordo com o analista de dados logísticos da Solar Coca-Cola, Gabriel Montefusco, a empresa está em uma jornada para melhorar os processos logísticos por meio da automação.
“Com a solução da Descartes, agora temos uma plataforma móvel usada por motoristas e seus supervisores para gerenciar a execução diária de rotas. Depois que os caminhões saem em suas rotas, a solução sequência continuamente as rotas com base em informações de tráfego em tempo real, janelas de entrega e condições climáticas, permitindo que os motoristas tenham um melhor desempenho e dando aos supervisores maior visibilidade das operações de distribuição”, disse.
Segundo o responsável pelo planejamento e projetos logísticos da Solar Coca-Cola, Luis Rafael Sousa Fernandes, sem a solução, o processo seria manual. “Os motoristas também podem usar o mesmo aplicativo para capturar qualquer informação do cliente no ponto de entrega e os supervisores o usam para acompanhar facilmente o progresso do motorista e as atualizações de status ao longo do dia. Ele forneceu um valor significativo em nosso ambiente de alto serviço”, ressaltou.
Fonte: Mundo Logística