O caminhão pesado Mercedes-Benz eActros 600 elétrico para longas distâncias é o grande destaque da Daimler Truck no IAA Transportation 2024 – feira internacional do setor, realizada entre 17 e 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha.
Com o seu novo carro-chefe elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, que é responsável por dois terços – e, portanto, a maior parte – das emissões de CO2 no tráfego de caminhões. A produção em série do eActros 600 elétrico será iniciada na planta de de Wörth no final de novembro. Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024.
eActros 600 elétrico tem autonomia de 500 km
A autonomia do eActros 600 é de 500 quilômetros sem carregamento intermediário. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Entretanto, esse número pode ser maior dependendo do estilo de condução e rota percorrida. Com o carregamento intermediário, o eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia.
Dentro do conceito da eletricidade, a Daimler Truck aproveitou a IAA para anunciar o lançamento da marca TruckCharge, que reúne as ofertas da empresa relativas à infraestrutura elétrica e o carregamento de caminhões elétricos. Parte da oferta inclui o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão holística de todas as interações entre os caminhões elétricos da frota e as próprias estações de carregamento da empresa, o Charging Card, que permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento do infraestrutura de carregamento.
Actros L também é destaque na IAA
Outros destaques da Daimler Truck durante a sua participação na IAA são o FUSO Next Generation eCanter como veículo de coleta de lixo totalmente elétrico, caminhão Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível de hidrogênio, lançamento do novo Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica aperfeiçoada.
O lançamento do Actros L foi reservado para a IAA Transportation. O veículo se caracteriza por um design veicular futurista, aerodinâmica otimizada, muitos recursos de segurança, motores econômicos, dinâmica de direção e sistemas de assistência de última geração. A seção dianteira mais longa e outras medidas aerodinâmicas levam a economias de combustível de até 3%.
Saiba mais
Mercedes-Benz lança Atego pesado para curtas e médias distâncias
Fonte: Portal O Carreteiro