Caminhões movidos a hidrogênio verde é mais uma solução da Volvo Trucks para contribuir com a meta de descarbonizar o transporte. A solução foi apresentada na IAA Transportation 2024 e é adequada para distâncias mais longas e em regiões onde as infraestruturas de recarga ou o tempo para recarga de baterias são limitados.
Caminhões movidos a hidrogênio serão testados a partir de 2026
Os testes com os caminhões movidos a hidrogênio em clientes serão iniciados em 2026 e estarão disponíveis no final dessa década. Os caminhões com motor de combustão movidos a hidrogênio complementarão a oferta Volvo de alternativas, como caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos com célula de combustível e caminhões movidos a combustíveis renováveis, como biogás e HVO (diesel de base sintética).
Para Jan Hjelmgren, diretor de gestão de Produtos e Qualidade da Volvo Trucks, está claro que para descarbonizar o transporte pesado serão necessários vários tipos de tecnologia. “Caminhões com motor de combustão interna tradicional, mas operando com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero do poço à roda”, destacou.
Caminhão elétrico da Volvo pode ter até 600 km de autonomia
A Volvo anunciou também o lançamento de uma nova versão do FH Eletric para o segundo semestre de 2025. A promessa da fabricante é que o veículo terá autonomia de até 600 km com apenas uma carga. Isso permitirá que as empresas de transporte operem caminhões elétricos em rotas inter-regionais e de longa distância e operem um dia inteiro de trabalho sem precisar recarregar.
O facilitador dessa autonomia, segundo a Volvo, é a nova tecnologia de transmissão da marca chamado de e-axle, que cria espaço para uma capacidade de bateria significativamente maior a bordo. Outros fatores que contribuem são baterias mais eficientes, sistema de gerenciamento de bateria aprimorado e a eficiência geral do trem de força.
“Nosso novo carro-chefe elétrico será um ótimo complemento para nossa ampla gama de caminhões elétricos e permitirá o transporte com emissão zero de gases de escape também para distâncias mais longas. Será uma ótima solução para empresas de transporte com alta quilometragem anual em seus caminhões e com forte compromisso com a redução das emissões de CO2,” diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.
Alm disse ainda que o setor de transporte representa sete por cento das emissões globais de carbono. E, portanto, os caminhões elétricos são uma ferramenta importante na redução da pegada climática. “Além dos importantes ganhos ambientais que os caminhões elétricos trazem, eles oferecem aos motoristas de caminhão um ambiente de trabalho muito melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações,” diz Roger Alm.
O objetivo da Volvo Trucks é zera as emissões até 2040 com as tecnologias compostas por motores elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e motores a combustão com combustíveis renováveis como hidrogênio verde, biogás ou HVO (diesel de base sintética).
Leia mais
FH 2025: veja as novidades do modelo
Fonte: Portal O Carreteiro