A Volkswagen Caminhões acaba de ampliar a sua oferta de produtos e apresentou ao mercado os novos extrapesados Volkswagen Constellation e Meteor. Os novos produtos Constellation 20.480 4×2, e Meteor versões 28.480 HD 6×2 e o 29.530 6×4, são alguns dos destaques da fabricante na Fenatran, que acontece entre os dias 4 e 8 de novembro em São Paulo.
Outra novidade que acompanha os caminhões é o pacote Highline que disponibiliza painel de instrumento 100% digital com mais de 80 funcionalidade e central multimídia com mais de 30 funções.
O objetivo da fabricante, com o lançamento dos produtos e serviços, é ampliar a oferta e a sua participação no segmento de extrapesados, que representa hoje 43% do total de vendas totais do mercado de caminhões.
Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, desde a chegada do Meteor, em 2020, a Volkswagen passou de 5% para 12% de participação (período de janeiro a agosto de 2024) e atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos mais comercializados. Entre julho e agosto desse ano, conseguiu subir para a terceira posição e ficar com a fatia de 18%. “Com a ampliação do nosso portfólio, a meta é chegar a 20% em 2025”, destacou o executivo.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia e CTO da VWCO, complementa dizendo que a fabricante continuou trabalhando para melhorar os produtos introduzidos no ano passado. “Estamos trazendo para o setor os novos extrapesados Volkswagen com tecnologias digitais que aumentam ainda mais a eficiência e disponibilidade dentro do propósito de contribuir para a descarbonização do transporte”, destacou.
Chaves ressalta também que todos os veículos da marca podem receber o pacote Highline “Vamos ser a primeira montadora a digitalizar desde o veículo leve até os extrapesados”, disse.
Novos extrapesados Volkswagen: versão 4X2 da família Constellation ganha motor de 13 litros
Para atender a demanda de clientes de média distâncias, a fabricante apresentou o Constellation 20.480 4×2 com motor MAN D26 de 13 litros de 480 cv e torque de 2400 Nm. O veículo é equipado com transmissão V-Tronic de 12 velocidades, freio motor de 480cv e três estágios, entreeixo de 3.600mm e dois tanques de 470 litros de combustível. Como opcional, o Constellation 20.480 pode receber o painel digital e central multimídia nos pacotes prime e highline.
Ricardo Alouche explica que o novo Constellation 2480 é o primeiro caminhão 4×2 da história da Volkswagen com motor de 13 litros. “Com esse lançamento podemos atingir diversos segmentos e opera em médias distâncias. Entre eles podemos citar os cegonheiros, carga seca, logística industrial e abastecimento férreo e entre portos. Estamos bastante otimista com esse lançamento. Já comercializamos 80 unidades do modelo para a Gabardo Transporte de Veículos e outras 150 unidades já estão em negociação”, comemorou Alouche.
Novos extrapesados Volkswagen: Meteor ganha cabine Highline e freio retarder de 1225 cv
Os novos Meteor 28.480 HD 6×2 e o 29.530 6×4 têm como opcional o freio retarder de seis estágios, que acoplado a transmissão de 12 velocidades e combinado com o freio motor do veículo, tem capacidade de gerar 1225 cv de potência de frenagem. Conforme compara Chaves é mais do que dois motores Volkswagen de 530 cv. Vale lembrar que o freio retardar encarece em 35 mil e foi incorporado como opcional por demanda de cliente.
“Além da segurança, o veículo passa a ter velocidade de descida até 50% maiores com a capacidade de frenagem adequada para não gerar problemas de superaquecimento de freio, possibilitando desaceleração mais adequada, gerando ganho de produtividade”, explicou.
Os novos Meteor, equipados com Motor MAN D26 de 13 litros, receberam a cabine Highline com painel digital. São mais de 80 funções do painel de instrumentos com fácil acesso no volante multifuncional e informações que permitem ao motorista realizar uma condução eficiente e mais rentável. Além disso, a central multimidia com espelhamento do celular tem mais de 30 funções que facilitam a rotina do condutor.
Vale ressaltar que o novo Meteor 28.480 HD 6×2 com eixo trativo de máxima capacidade permite tracionar 58,5 toneladas, ou seja, mesma capacidade de um bitrem. A versão anterior tinha CMTC (Capacidade Máxima de Tração) de 53 toneladas. Em termos de valores, o produto se torna atrativo.
Novos extrapesados Volkswagen: VWCO amplia oferta de serviços de conectividade
Além dos novos produtos, a VWCO também ampliou a sua oferta de serviços visando maior disponibilidade, eficiência e redução de custos. Entre eles, a empresa anunciou o primeiro bloqueio remoto de caminhão disponibilizado por uma fabricante.
Outro novidade, essa voltada para ajudar o motorista durante a condução, é o Truck Assist, lançado através da plataforma VolksCare. O aplicativo é focado na jornada do motorista e utiliza dados e serviços de conectividade RIO para disponibilizar em tempo real informações da viagem, além de permitir, aos usuários que solicitaram o frete, o acompanhamento do percurso até a entrega.
Outra funcionalidade do novo aplicativo é permitir que o gestor da frota planeje e compartilhe rotas diretamente da plataforma RIO com o motorista, além de notificar os usuários sobre possíveis alertas do veículo. Também é possível ranquear motoristas com base em seu comportamento na direção e ofertar serviços com base em sua localidade ou classificação no ranking.
VolksConfia primeira loja de seminovos da Volkswagen
Fonte: Portal O Carreteiro