A Scania acaba de apresentar mais uma solução que reforça o seu compromisso de liderar a sustentabilidade no transporte de cargas. Trata-se do seu primeiro caminhão elétrico para o mercado nacional, que será apresentado oficialmente durante a Fenatran, que será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, em São Paulo. O 30 G 4×2, direcionado ao segmento urbano e regional, é equipado com dois pacotes de bateria de 208 kwh cada, totalizando 416 kWh. A autonomia é de 250 km – com uma carga de bateria -, a potência é de 300 kw o equivalente a 310 cv com torque de 1.150Nm e a capacidade máxima de tração (CMT) é de 66t.
O diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, Alex Nucci, explica que as vendas serão iniciadas na Fenatran porém, os veículos começarão a ser entregues somente no primeiro semestre de 2026. O executivo adiante que existem algumas unidades em negociação em cinco diferente clientes.
Além do elétrico, a fabricante destacou o seu mix de produtos sustentáveis como os veículos a gás e a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100) nas configurações de 500cv 2.650Nm para o modelo 6×4, e o 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6×2, com redução de até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda. Durante a Fenatran será possível conhecer o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6×4 Super.
“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
Atualmente, o mix sustentável da Scania é composto por gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100. “Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.
Scania amplia oferta de semipesados
De olho em uma nova fatia de mercado, a Scania ampliou a sua oferta de veículos semipesados com o lançamento de dois modelos, direcionados para o segmento urbano e regional. São eles o P 280 6×2 e o P 250 4×2, ambos com motor de sete litros. “Agora nós completamos o nosso portfólio com os modelos 4×2 e 6×2. No segmento de semipesados, a Scania concorre na faixa entre 250 até 320 e 330 cavalos. Nossos veículos vêm para buscar um mercado que hoje representa algo em torno de 5 a 7 mil unidades por ano nessa faixa de potência”, destacou Nucci.
Os novos caminhões são equipados com motor de sete litros e tem duas potências 250cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2). A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, que, segundo a fabricante, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. “Essa caixa já é conhecida do 460 R Super. Vale destacar que somos os únicoa a oferecer marcha overdrive nesse segmento. Lembrando também que esse motor é mais leve e econômico, tanto no que se refere a consumo de combustível quando manutenção”, explicou Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
Arita destaca também que o P 280 6×2 conta com suspensão a ar na traseira, permitindo ajustar a altura do baú em relação à doca que traz mais conforto operacional ao motorista. “A redução do peso da tara do caminhão em 600 quilos aumentou a capacidade de carga em aproximadamente 7%”, disse.
Scania mira mercado da construção civil com o Light Construction
A Scania apresentou também mais um produto para o segmento de vocacionais focado no segmento de construção civil. O P 280 6×4 XT chega com motor de 7 litros, 280 cavalos de potência, torque de 1.200Nm, PBT técnico de 28,5 toneladas ( sendo 21 ton e no eixo dianteiro de 7,5 ton) e capacidade máxima de tração (CMT) de 150t. Denominado Light Construction o veículo chega para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto. O chassi é reforçado com longarinas duplas operações mais pesadas, a suspensão é a mola, o eixo tem redutor nos cubos e a caixa de transmissão é a G25.
“Estamos falando de um segmento que hoje, se somarmos os veículos de 280 a 300 cv, mais os de 360 cv, temos um mercado de quase 10 mil caminhões, que cresce entre 2% e 3% anualmente. (2:51) E nós estamos trazendo uma versão desenvolvida para trazer muita velocidade, produtividade e eficiência. É um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
Scania tem três novidades voltadas a segurança dos caminhões rodoviários
A Scania passa a oferecer três novas tecnologias voltadas, principalmente, para a segurança dos caminhões. São elas o rastreamento, nova arquitetura digital e painel digital. Além de mais três lançamentos dentro do guarda-chuva ADAS. “A arquitetura vai além do painel digital, nós temos agora novos desenvolvimentos de módulos e chicotes, software e funções eletrônicas. Todos os caminhões a partir de abril de 2025 saem de fábrica com essa nova arquitetura”, explicou Arita.
Em relação ao painel de instrumentos digital ele oferece dois modos de visualização o completo e o minimal. Na versão completa, apresenta informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal, inspirado na aviação, exibe apenas as informações essenciais para a operação. Indicado, principalmente, para as viagens noturnas, para o motorista manter o foco na direção. As opções de multimídia são sempre touchscreen, disponíveis em duas versões de 10,1” ou 12,9”, e contam com botões físicos para maior praticidade. Outro destaque é o novo módulo de telemetria C400, que substituirá o C300, oferecendo mais capacidade de processamento e suporte para o 5G, e mais velocidade e cobertura na transmissão de dados. Dentro desta nova arquitetura eletrônica, uma das funções mais inovadoras é a atualização Over The Air, que permite atualizações remotas sem a necessidade de deslocamento até a concessionária Scania.
Se tratando do sistema Adas foram feitas melhorias. Entre elas nos sensores ativos que previnem acidentes como o Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista (de série), nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral (opcional) e no Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (opcional).
A nova interface permite a instalação de rastreadores e câmeras diretamente na fábrica, na concessionária ou conforme a necessidade do cliente. Isso reduz significativamente o tempo de mobilização dos caminhões, que muitas vezes precisam esperar por técnicos para a instalação e ativação dos equipamentos. “De fábrica, oferecemos um pacote que comporta até cinco câmeras: duas laterais, uma frontal gravando tudo o que acontece, uma interna na cabine e uma “olhando para o motorista” para o seu monitoramento na condução. Além disso, o sistema de rastreamento dispõe das antenas satelital e também GPRS, a mesma das tecnologias 4G e 5G dos celulares, para garantir a cobertura total. Com essas inovações, é possível proporcionar muito mais disponibilidade da frota, pois o caminhão sai pronto para a operação. É uma solução completa”, diz Arita.
Fonte: Portal O Carreteiro