A DAF aproveita a sua participação na Fenatran para apresentar três novos caminhões CF, que fazem parte da linha DAF Vocacional e são direcionados para aplicação dedicadas. São eles o CF Construção com configuração 6×4 e Motor PACCAR PX-7, CF Florestal com configuração 6×4 e Motor PACCAR MX-13, e CF Mineração com configurações 6×4 e 8×4 e Motor PACCAR MX-13.
Outra novidade da fabricante é a linha CF Trator Rodoviário, com o motor PACCAR PX-9 nas configurações 6×2 e 4×2. “Internamente estamos tratando 2024 como o primeiro ano da nossa segunda década de Brasil com novos desafios. Quando chegamos no País em 2011, nosso objetivo era nos apresentar como marca, ter uma fábrica e montar uma rede de concessionários. Agora é aumentar a nossa capacidade e ter maior flexibilidade. Com esses modelos vamos ingressar em novos segmentos e ter a oportunidade de participar de uma maior fatia do mercado de caminhões”, disse Luis Gambim, diretor comercial.
DAF amplia participação em vocacionais
O principal lançamento da DAF na Fenatran é o O CF Mineração. Destinado à operação em minas e com possibilidade de atuar na construção pesada, o modelo está disponível nas versões 8×4 e 6×4 e poderá ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto.
O veículo é equipado com Motor PACCAR MX-13 de 480cv de potência e freio motor com 490cv. A transmissão é a ZF TraXon automatizada de 12 velocidades e com Intarder de frenagem combinada de 1.300cv. Serão duas versões a FAT 6×4 com PBT de 48T, e a FAD 8×4 e PBT DE 58T; ambas têm CMT de 150T.
Já o CF Florestal é indicado para aplicações nas culturas madeireira e canavieira, com oportunidades para reboque pesado e guindaste pesado. O modelo com configuração 6×4 chega equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480cv de potência e freio motor com 490cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades. Serão três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab. O CF FAT tem PBT de 41T e CMT de 150T.
O novo CF Construção será direcionado ao mercado de construção civil, mas também terá vocação para atender o segmento agro. Com configuração 6×4 seu motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, aliado à transmissão ZF EcoMid, manual de 9 velocidades.
O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab, e eixos simples (sem redução) para 21 toneladas. O PBT do novo CF é de 28,1T e o CMT é de 42T Entre os tipos de aplicações, destacam-se basculante, plataforma e bomba concreto para construção; no agronegócio, indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.
Além dos novos modelos da linha CF, a DAF também destaca suas soluções de serviços e lança o plano DAF Multisuporte Ultra, com novidades para o cliente que adquirir um caminhão DAF com o serviço. Outro benefício do novo plano é a praticidade no atendimento, já que o comprador é cadastrado em toda a rede de concessionárias para ter prioridade
Fonte: Portal O Carreteiro