Category Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou a Fenatran para mostrar a ampliação da oferta de produtos com o lançamento dos caminhões Constellation 20.480 4×2, e Meteor versões 28.480 HD 6×2 e o 29.530 6×4, disponíveis ao mercado a partir de janeiro de 2025.Outra novidade é o pacote Highline, que disponibiliza painel de instrumento 100% digital com mais de 80 funcionalidade e central multimídia com mais de 30 funções, para toda linha de produtos da marca. O objetivo da fabricante, com o lançamento dos produtos e serviços, é ampliar a oferta e a sua participação no segmento de extrapesados, que representa hoje 43% do total de vendas totais do mercado de caminhões.

A grande surpresa da marca para a Fenatran ficou com o lançamento do caminhão híbrido. Trata-se do VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente,  desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário sob medida para a infraestrutura brasileira. Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo vem com tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada.

O conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de força trativa nas rodas.

Testes iniciais estimam que o conceito Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, dependendo da topografia de sua operação. Isso reflete diretamente nas emissões de CO2e, podendo corresponder a mais de 25 toneladas evitadas por ano. A redução supera 90% se abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), também conhecido como diesel verde, como é o caso do modelo em apresentação nesta Fenatran de 2024. Nesse cenário, seriam 230 toneladas evitadas.

Volkswagen: conheça a ampliação da linha 2025 

Para atender a demanda de clientes de média distâncias, a fabricante apresentou o Constellation 20.480 4×2 com motor MAN D26 de 13 litros de 480 cv e torque de 2400 Nm. O veículo é equipado com transmissão V-Tronic de 12 velocidades, freio motor de 480cv e três estágios, entreeixo de 3.600mm e dois tanques de 470 litros de combustível. Como opcional, o Constellation 20.480 pode receber o painel digital e central multimídia nos pacotes prime e highline.

Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, explica que o novo Constellation 2480 é o primeiro caminhão 4×2 da história da Volkswagen com motor de 13 litros. “Com esse lançamento podemos atingir diversos segmentos e opera em médias distâncias. Entre eles podemos citar os cegonheiros, carga seca, logística industrial e abastecimento férreo e entre portos. Estamos bastante otimista com esse lançamento. Já comercializamos 80 unidades do modelo para a Gabardo Transporte de Veículos e outras 150 unidades já estão em negociação”, comemorou Alouche.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Os novos Meteor 28.480 HD 6×2 e o 29.530 6×4 têm como opcional o freio retarder de seis estágios, que acoplado a transmissão de 12 velocidades e combinado com o freio motor do veículo, tem capacidade de gerar 1225 cv de potência de frenagem. Conforme compara Chaves é mais do que dois motores Volkswagen de 530 cv. Vale lembrar que o freio retardar encarece em 35 mil e foi incorporado como opcional por demanda de cliente.
“Além da segurança, o veículo passa a ter velocidade de descida até 50% maiores com a capacidade de frenagem adequada para não gerar problemas de superaquecimento de freio, possibilitando desaceleração mais adequada, gerando ganho de produtividade”, explicou.
Os extrapesados são equipados com Motor MAN D26 de 13 litros, receberam a cabine Highline com painel digital. São mais de 80 funções do painel de instrumentos com fácil acesso no volante multifuncional e informações que permitem ao motorista realizar uma condução eficiente e mais rentável. Além disso, a central multimidia com espelhamento do celular tem mais de 30 funções que facilitam a rotina do condutor.
Vale ressaltar que o novo Meteor 28.480 HD 6×2 com eixo trativo de máxima capacidade permite tracionar 58,5 toneladas, ou seja, mesma capacidade de um bitrem. A versão anterior tinha CMTC (Capacidade Máxima de Tração) de 53 toneladas. Em termos de valores, o produto se torna atrativo.

A empresa também anunciou novidades para a linha Delivery que , a partir de 2025 passa a contar com o pacote Prime. Os caminhões receberão volante multifuncional, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, conectividade Bluetooth e banco do motorista com suspensão pneumática e revestimento lavável. O pacote também oferece retrovisores, travas e janelas elétricos, ar-condicionado, suporte para telefone celular no painel, carregamento por indução e entradas USB e USB-C, além de para-choques na cor do veículo.
O e-Delivery 11 toneladas equipado com motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida, é outra novidade da montadora.
O novo veículo tem PBT de 11.400 kg, e PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg. Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg, na versão com maior autonomia, um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021.
De fábrica o veículo sai com tomada de força com capacidade de até 30 kW, permitindo o uso de energia das baterias para alimentar componentes auxiliares e oferece opções de carregadores de Corrente Alternada (AC) para recarga mais lenta e de Corrente Contínua (DC), que pode carregar de 0 a 80% em até uma hora. Por permitir ser equipado com três ou seis packs de bateria, gera uma autonomia de até 250 km.

Além dos novos produtos, a VWCO também ampliou a sua oferta de serviços visando maior disponibilidade, eficiência e redução de custos. Entre eles, a empresa anunciou o primeiro bloqueio remoto de caminhão disponibilizado por uma fabricante.
Outra novidade, essa voltada para ajudar o motorista durante a condução, é o Truck Assist, lançado através da plataforma VolksCare. O aplicativo é focado na jornada do motorista e utiliza dados e serviços de conectividade RIO para disponibilizar em tempo real informações da viagem e permitir aos usuários que solicitaram o frete, o acompanhamento do percurso até a entrega.
Outra funcionalidade do novo aplicativo é permitir que o gestor da frota planeje e compartilhe rotas diretamente da plataforma RIO com o motorista, além de notificar os usuários sobre possíveis alertas do veículo. Também é possível ranquear motoristas com base em seu comportamento na direção e ofertar serviços com base em sua localidade ou classificação no ranking.

Volkswagen quer ampliar para 20% participação de mercado

Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, desde a chegada do Meteor, em 2020, a Volkswagen passou de 5% para 12% de participação (período de janeiro a agosto de 2024) e atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos mais comercializados. Entre julho e agosto desse ano, conseguiu subir para a terceira posição e ficar com a fatia de 18%. “Com a ampliação do nosso portfólio, a meta é chegar a 20% em 2025”, destacou o executivo.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia e CTO da VWCO, complementa dizendo que a fabricante continuou trabalhando para melhorar os produtos introduzidos no ano passado. “Estamos trazendo para o setor os novos extrapesados Volkswagen com tecnologias digitais que aumentam ainda mais a eficiência e disponibilidade dentro do propósito de contribuir para a descarbonização do transporte”, destacou.
Chaves ressalta também que todos os veículos da marca podem receber o pacote Highline “Vamos ser a primeira montadora a digitalizar desde o veículo leve até os extrapesados”, disse.

Fonte: Portal O Carreteiro

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *