Category Logística, Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Scania, LOTS Group e SKF anunciaram uma parceria para promover a logística sustentável na Europa. Juntas, as empresas estabeleceram uma rota de mais de 221 mil km percorridos por caminhões elétricos.

O objetivo é otimizar o fluxo de transporte, garantindo que 85% da quilometragem anual dos veículos opere em capacidade plena. Além disso, a expectativa é reduzir em até 97% as emissões de CO₂, o que representa menos 298 toneladas lançadas na atmosfera.

A SKF é uma multinacional sueca, líder mundial na fabricação de rolamentos. Já o LOTS Group é um braço tecnológico da Scania, especializado em soluções de transporte confiáveis e inovadoras, com foco nos segmentos off-road e hub-to-hub.

Johan Palmqvist, diretor executivo da LOTS Group na Europa, afirmou que essa colaboração entre embarcadores, transportadores e parceiros de infraestrutura de recarga elétrica vai revolucionar a logística europeia.

Segundo Palmqvist, as mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto as da Scania seguirão no sentido oposto. Isso otimiza o uso dos veículos e minimiza viagens sem carga.

Melhor eficiência do transporte

O executivo destacou que essa configuração desenvolvida pela LOTS Group melhora a eficiência do transporte, reduz custos e minimiza o impacto ambiental. Além disso, o planejamento e a coordenação baseados em dados garantem uma cadeia de suprimentos mais sustentável e econômica para ambas as empresas.

“Nosso objetivo é que esse projeto se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa”, complementou.

Palmqvist explicou que a parceria entre a LOTS, a Scania e a SKF é baseada em um fluxo logístico circular eficiente. Essa estratégia demonstra a viabilidade da eletrificação, mesmo em operações de longa distância e larga escala.

Na Europa, 60% do frete rodoviário percorre mais de 300 km por dia. Essa iniciativa mostra que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transporte podem ser eletrificadas.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Måns Isacsson, gerente de Logística da SKF Suécia, afirmou que a parceria garante um transporte eficiente em termos energéticos e climáticos. Além disso, alinha-se com a meta de impacto climático zero em toda a cadeia de valor.

Gustaf Sundell, líder global da Scania Ventures and New Business, destacou o entusiasmo em ver como a colaboração entre líderes da indústria abre caminho para o transporte elétrico e redefine o sistema logístico.

“A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos é possível, não apenas em rotas urbanas curtas, mas também no transporte pesado e de longa distância”, completou.

A implementação dos caminhões elétricos ocorrerá em etapas. A verificação do fluxo está prevista para o início de 2025, com operações em escala total até o final do ano.

A parceria avaliará e otimizará todos os parâmetros operacionais, incluindo consumo de energia, modelos de precificação da eletricidade e utilização dos veículos, antes de iniciar a operação completa em dois turnos.

LOTS no Brasil

No Brasil, a LOTS iniciou em 2021 a transição energética para reduzir o impacto ambiental causado pela alta concentração de dióxido de carbono. A ação envolveu a substituição de caminhões movidos a diesel por modelos Scania abastecidos com gás natural veicular (GNV).

Por fim, em Em 2024, a empresa firmou parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos conduzidos por motoristas mulheres. “Nosso objetivo é identificar oportunidades de descarbonização em rotas logísticas por meio de parcerias estratégicas”, afirmou Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina.

Fonte: Portal O Carreteiro

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *