O DER/PR está analisando projetos para uma obra emergencial de contenção de taludes danificados na BR-277 no Litoral com o objetivo de evitar novos escorregamentos e permitir a liberação do tráfego na rodovia com segurança. A obra começará na segunda-feira (09) e deve ser concluída até 25 de fevereiro. Em seguida, será iniciada uma obra de contenção definitiva, que deve ser finalizada até o final de março.
Emergencial – O DER/PR assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41 em dezembro e tem trabalhado há cerca de três semanas para garantir a trafegabilidade do trecho e evitar novos danos. Desde o início das obras, foram liberadas faixas extras de tráfego para diminuir o congestionamento e foram instaladas barreiras de concreto New Jersey e disponibilizada sinalização de emergência para garantir a segurança dos usuários. Cerca de 30 funcionários estão trabalhando no local atualmente.
Acordo – Em dezembro de 2021, o DER/PR assinou um termo de compromisso com o DNIT para realizar obras completas nos km 39 e 41 da BR-277. Como o órgão federal responsável pela rodovia não tinha recursos suficientes, aceitou o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior para realizar as obras e resolver o problema. Uma contratação emergencial foi feita para iniciar os trabalhos rapidamente. O DNIT ainda é responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro de 2021, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos km 39 e 41. O órgão federal retirou o guindaste e liberou a pista em 22 de dezembro de 2021, com previsão de retorno dos serviços no início de 2022.
Fonte: Governo do PR
Foto: Divulgação
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada