Segundo a empresa, sistema permite calcular em tempo real e com precisão o calado máximo dos navios e a próxima janela segura para navegação, resultando no aumento da capacidade de cargas
Por Redação
O Portocel conquista o prêmio Cubo Itaú (Foto: Divulgação)
O Portocel conquistou o prêmio Cubo Itaú com a implantação do “Calado Dinâmico”. O evento é promovido pelo Cubo Network Itaú, um hub de empreendedorismo que reúne uma comunidade de startups. A premiação ocorreu em São Paulo, dia 13 de julho, no evento Portos ao Cubo, que abordou as tendências do setor marítimo e portuário.
Segundo a empresa portuária, o Portocel é o primeiro porto brasileiro com autorização para implementar o sistema de calado dinâmico. O sistema permite calcular em tempo real e com precisão o calado máximo dos navios e a próxima janela segura para navegação.
Dessa forma, a embarcação consegue operar com o maior calado possível dentro da prescrição existente, resultando no aumento da capacidade de cargas.
TECNOLOGIA
De acordo com a Portocel, com a técnica, é possível utilizar as características específicas de cada navio e do canal de acesso, considerando ainda as condições climáticas presentes no momento da manobra, como ondas, ventos e marés. Esse conjunto de fatores é chamado de condições meteoceanográficas.
“A administração do porto, com visão de futuro, precisa estar conectada às novas tecnologias de inteligência digital para identificar soluções que possam superar os desafios atuais e futuros para garantir o aumento de produtividade, otimização do uso da infraestrutura, redução de riscos operacionais, a segurança da navegação e a sustentabilidade”, afirmou o gerente de Operações Portuárias do Portocel, Gabriel Tavares.
Fonte: Mundo Logística