A Scania apresentou nesta terça-feira (23) dois caminhões pesados de 420 e 460cv movidos a gás GNV ou Biometano. Os novos modelos são preparados para uma autonomia de até 650 quilômetros com um único abastecimento.
Os caminhões Scania a gás G 420 e G 460 são disponibilizados nas configurações de eixo 4×2, 6×2 e 6×4 e equipados com motor ciclo Otto de 13 litros.
O gás é apenas uma das alternativas disponíveis como combustível para reduzir as emissões do transporte rodoviário. Outras soluções exploradas pela Scania são o Biodiesel, Biogás, HVO, Eletricidade, gás Natural, Bioetanol, entre outras soluções.
O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao, explica que tecnicamente o motor a gás ficou bem próximo do motor a diesel. Ele cita como exemplo a versão de 460cv que tem 2.300 Nm e a movida a diesel 2.350 Nm.
Transmissão do Scania Super
A transmissão dos novos caminhões é a G25 (a mesma do Scania Super), com Overdrive e Retarder integrados. Essa caixa tem 75kg menos que a GRS disponibilizada com e sem Overdrive.
O motor ciclo Otto foi totalmente remapeado pela engenharia da Scania para interagir com a transmissão G25. Um dos objetivos foi fazer as trocas de marchas mais rapidamente.
De acordo com Gallao, essa caixa aumentou o torque do caminhão, deixando as marchas pesadas até quatro vezes mais eficientes, especialmente nas partidas.
O gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, André Gentil, destaca que a versão GH 460 6×4 representa a entrada de caminhões a gás no agronegócio. Ele define o lançamento como um marco para a Scania e para o mercado.
Os cilindros de gás têm capacidade para armazenamento de 300M³ de gás e autonomia de 650 quilômetros
As cabines dos novos modelos de 420 e 460cv passaram por alterações para dar espaço à instalação de mais dois tanques de gás na parte traseira. As mudanças tiveram objetivo também de reduzir peso das cabines. Gallao destaca que as mudanças deixaram as cabines da linha G bastante próximas da R (dos caminhões Super).
Com as mudanças e perda de peso, a cabine passou a ter espaço interno de 2.030mm entre o assoalho e o teto, e de 1.000mm do encosto do banco do motorista até a parede traseira (espaço da cama). A altura externa ficou com 3.534mm e a interna 1.695mm entre o assento do motorista e o teto .
As modificações ainda incluiram redução do entreixo de 3.950mm para 3.600mm. Assim, os novos cavalos mecânicos 6×2 movidos a gás podem tracionar carretas de 15.400mm e formar composições de uma articulação com até 19.300mm e PBTC de 58,5 toneladas.
Postos de abastecimento
Até o ano passado, a rede de postos de abastecimento para caminhões a gás era formada por 45 pontos. A previsão é atingir 92 até final de 2024. A maioria dos postos está localizada na região costeira do Brasil, entre as regiões Sul e o Nordeste. A distância entre os postos é de aproximamente 400 quilômetros.
Na região Sul, os postos de gás estão instalados na BR 116 (Régis Bitencourt) e na BR 101. Na Sudeste o motorista abastece na BR 040 (Washingto Luis), BR 381 (Fernão Dias), BR 116 (Presidente Dutra), SP 348 (Bandeirantes) e BR 116 (Régis Bitencourt).
Na região Nordeste, o posto de abastecimento para caminhões movidos a gás está localizado na BR 101 permitindo conexão da Bahia ao Ceará. Por fim, no Centro Oeste na BR 262 (em Mato Grosso do Sul) em dois pontos.
1000 caminhões vendidos
A Scania atingiu a venda de 1000 caminhões a gás, 900 estão em operação. Outros 100 ainda serão entregues aos clientes. Os primeiros modelos a gás da marca começaram a ser vendidos na Fenatran de 2018 e cerca de 85% são destinados a operações de transporte de carga industrializada.
Fonte: Portal O Carreteiro