Segundo a companhia, o “Trato” alcançou a marca de 10 milhões de toneladas; a plataforma reúne produtos e serviços com driver digital voltados para soluções rodoviárias
Por Redação
Plataforma foi construída para executar a gestão da cadeia logística rodoviária (Foto: Divulgação)
Após completar cinco anos de operação, a plataforma Trato da VLI registrou crescimento de cerca de 120% nos volumes de carga transportados no modal rodoviário e alcançou a marca de 10 milhões de toneladas. Segundo a companhia, a plataforma foi construída para executar a gestão da cadeia logística rodoviária e otimizar a jornada de motoristas de caminhão que acessam os terminais para realizar o transbordo das cargas para o sistema ferroviário
“O Trato é um grande diferencial da VLI na prestação de soluções logísticas multimodais de porta a porta, nos permitindo a orquestração de toda a cadeia logística dos nossos clientes, da lavoura e das unidades industriais ao porto. Por meio dele, a companhia também consegue controlar a etapa rodoviária e proporcionar ganhos em eficiência em todo este ciclo [..]”, afirmou a diretora-executiva Comercial da VLI, Carolina Hernandez.
SOBRE A FERRAMENTA
De acordo com a empresa, o Trato foi desenvolvido a partir do programa de intraempreendedorismo da VLI. Adicionalmente aos serviços de transporte rodoviário, a plataforma possui soluções de negócio e tecnologia que integram a movimentação de milhares de toneladas que chegam e saem dos terminais integradores rodoferroviários e portuários da VLI.
Segundo a companhia, nos últimos quatro anos, foram gerenciadas mais de 2 milhões de viagens rodoviárias por meio do Trato. “Em linhas gerais, o serviço melhora a jornada dos caminhoneiros com a otimização operacional e redução dos tempos de ineficiência – diminuição do tempo de parada de espera para carga e descarga –, incrementando também a utilização dos ativos, por meio do direcionamento dos melhores veículos para atender cada demanda”, disse a empresa em comunicado.
De acordo com a empresa, com o novo módulo de produtividade e cadenciamento, testado em alguns clientes desde 2023, o Trato suportou a redução média de 23 horas no tempo médio de espera dos motoristas, gerando melhoria dos ciclos com ganhos de produtividade média de 20%.
Cerca de 50% dos clientes da VLI já utilizaram ou utilizam serviços do Trato, principalmente em segmentos como açúcar, fertilizantes e grãos. O setor siderúrgico tem realizado as primeiras experiências de prestação de serviço completo, e a companhia já estuda entrar em outros mercados, com soluções mais integradas e completas para nossos clientes no segmento de combustíveis.
“Atualmente, o Trato responde por 9% do volume transportado pela VLI, dado que demonstra a oportunidade de crescimento do novo modelo. Com a inclusão do Trato no portfólio VLI, reforçamos nossa vocação multimodal e nos tornamos uma empresa de soluções logísticas completas”, disse Carolina.
Fonte: Mundo Logística