Segundo o Setcesp, o Governo Federal publicou portaria que estabelece a Política Nacional de Implantação de PPD em rodovias federais; a portaria entrou em vigor no dia 2 de maio
Por Redação
Políticas de cuidado e segurança para esses profissionais são fundamentais (Foto: Freepik)
Segundo levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 5,6 mil pessoas morreram nas rodovias federais em 2023. Em relação a 2022, esses dados demonstram um aumento acima de 3%, sendo o maior número em seis anos. O total de acidentes também subiu em 2023: foram 67 mil, aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), esses dados reforçam a importância de lembrar de quem está nas estradas diariamente fazendo o transporte de 65% de todos os produtos brasileiros: os motoristas profissionais. De acordo com o sindicato, políticas de cuidado e segurança para esses profissionais são fundamentais e discussão sobre a importância do descanso dos motoristas é antiga e deve ser levada sério.
A primeira legislação que tratou do tema foi a Lei 12.619 de 2012, que estabelecia regras de segurança para o exercício da profissão de motorista, conhecida como a “Lei dos Caminhoneiros”. Ela foi atualizada pela Lei 13.103 de 2015.
DESCANSO TAMBÉM É SEGURANÇA
No dia 19 de abril, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria Nº 387, que estabelece a Política Nacional de Implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em rodovias federais. A portaria entrou em vigor dia 2 de maio e, segundo o texto, as regras abrangem trechos concedidos à iniciativa privada e aqueles sob responsabilidade do governo federal. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no início de 2025.
Segundo o presidente do Setcesp, Adriano Depentor, a questão do trânsito mais seguro está totalmente atrelada à saúde e à segurança do motorista profissional. “Garantir locais adequados para o repouso e descanso destes profissionais é, portanto, fundamental para alcançarmos este objetivo, que é de toda sociedade. O motorista precisa descansar adequadamente e com segurança, por isso a necessidade de termos à disposição destes profissionais, locais onde possam cumprir suas paradas para recompor as energias que a condução profissional exige”, explicou.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, serão inaugurados mais de 40 pontos do tipo no Brasil. A escolha dos locais para implantação dos PPDs será avaliada por meia das demandas de tráfego, segurança viária e com a meta de garantir pelo menos um PPD a cada 400 km. Na avaliação do presidente do Setcesp, há legislação que determina descansos periódicos, mas há pouca infraestrutura para suprir a demanda e, quando existem, os locais não apresentam condições seguras e adequadas em termos de higiene e conforto.
MULHERES NA ESTRADA
De acordo com o sindicato, entre as obrigações dos PPDs, devem contar com estacionamento destinado para motoristas profissionais, de cargas e passageiros, copa, refeitório, sala de descanso, sanitários masculinos e femininos, vestiários com chuveiros também para ambos os gêneros e rede de iluminação.
A previsão de separação de banheiros, vestiários e iluminação adequada reforçam o cuidado com as mulheres que, mesmo em minoria, se fazem presentes como motoristas profissionais. Segundo a presidente executiva do Setcesp e idealizadora do Movimento Vez & Voz, Ana Jarrouge, essas políticas são essenciais por serem questões que proporcionam o mínimo de higiene, segurança e dignidade humana a estes profissionais.
“Em um mundo onde se fala de forma contínua na pauta ESG, temos que ter um olhar social voltado a garantir condições de saúde e segurança do trabalho aos motoristas profissionais, esse deve ser um compromisso social e de governança para todos aqueles envolvidos na cadeia logística”, explicou.
Jarrouge ressaltou a importância da manutenção e segurança dos PPDs. “Os locais precisam contar com higiene e asseio constante, com chuveiro quente, vasos com tampas, lixeiras, papel higiênico. Além disso, locais para refeição, descanso, para lavar uma roupa e rede Wi-Fi gratuita. Em relação à segurança, o estacionamento tem que ser devidamente fechado, com controle de acesso, câmeras de segurança, vagas específicas para mulheres mais próximas da estrutura, boa iluminação no pátio, manutenção do pavimento, entre outros. Se os PPDs possuírem infraestrutura mínima, e bem conservada, tenho certeza que já atenderá aos anseios dos motoristas”, disse.
Fonte: Mundo Logística