Operado pela DHL, o CD recebeu o selo internacional LEED Platinum pelas práticas ambientais, como a gestão eficiente de resíduos e a redução no consumo de água e energia
Por Redação
A Unilever conquistou a certificação LEED (Foto: Shutterstock)
A Unilever conquistou a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português), concedida ao centro de distribuição, localizado em Pouso Alegre (MG), operado pela DHL Supply Chain. O CD obteve o nível Platinum e se destacou pelo uso de materiais sustentáveis, gestão de resíduos, práticas de conservação de água, e implementação de tecnologias para eficiência energética.
A certificação analisou a operação e manutenção do centro de distribuição de Pouso Alegre — com mais de 80 mil m² de construção. Com a meta global de tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2039, a Unilever está em uma jornada para zerar a pegada de carbono dos produtos desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda.
Segundo a gerente de Logística da Unilever, Tatiana Gouvêa, ressaltou que a operação e manutenção do edifício receberam a certificação máxima devido ao desempenho em três categorias: eficiência hídrica, energia e atmosfera, e materiais e recursos. “A certificação atesta que o galpão adota o uso majoritário de materiais recicláveis, e têm práticas para realizar 100% da coleta seletiva. São ações concretas, capazes de inspirar a todo mercado. A Unilever acredita, sim, que é possível transitar para uma economia de baixo carbono quando atuamos com intencionalidade”, disse a gerente.
De acordo com a companhia, enquanto cerca de 30% dos prédios são certificados por desvio de aterro, o centro de distribuição alcança a média de 98%. “Para a DHL Supply Chain, é um grande orgulho ter participado junto à Unilever de todo o processo de certificação LEED Platinum para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes — a ferramenta mais reconhecida mundialmente para a classificação de construção em relação ao grau de sustentabilidade e eficiência. Esta é uma conquista muito comemorada por todos nós e reforça o compromisso das duas empresas de ter práticas sustentáveis nas operações”, afirmou o presidente da DHL Supply Chain Brasil, Plínio Pereira.
Fonte: Mundo Logística