Omnicanalidade será um dos temas da 5ª edição do “Logística do Futuro”; evento promovido pela MundoLogística reúne especialistas do setor para discutir e explorar tendências, inovações e melhores práticas que moldarão o futuro dessa área
Por Camila Lucio
Omnicanalidade (Foto: Shutterstock)
Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, a omnicanalidade se torna crucial para o sucesso das empresas. Na logística, ela vai além da simples integração de canais de venda. Ela se baseia na visão holística da jornada do cliente, desde a pesquisa do produto até a pós-venda.
Isso significa que, independentemente do canal que o cliente escolher para interagir com a empresa, ele terá acesso a informações consistentes e poderá realizar suas compras de forma rápida e segura.
Pesquisa de mercado realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic, em 2023, apontou que 90% dos entrevistados esperam que as empresas tenham uma estratégia de atendimento ao cliente integrada nos múltiplos canais de vendas da marca. Além disso, 77% dos consumidores afirmam já ter feito compras em mais de um canal de vendas da mesma empresa.
A consultoria empresarial americana McKinsey & Company, revelou que empresas B2B que investiram em estratégias omnichannel de atendimento tiveram aumento de 10% em participação de mercado, comparado a empresas que não adotaram essas estratégias.
Segundo dados da Deloitte, os consumidores que transitam entre os diversos canais de uma mesma loja gastam 82% a mais se comparados aos de uso mais tradicional, com apenas um ponto de contato.
Já no último relatório divulgado sobre a experiência do cliente, a Emplifi apontou que 86% dos consumidores não deixam de comprar de uma marca na qual já possuem fidelidade e o atendimento de qualidade importa mais ao consumidor do que o preço do produto ou serviço.
Em entrevista exclusiva à MundoLogística em janeiro de 2024, Alexandre Westphalen, executivo com mais de 30 anos de experiência no setor de logística, afirmou que é preciso estar disponível em todos os canais, na loja física e na loja virtual. Segundo ele, o cliente é quem deve escolher a modalidade que lhe convém e isso é um caminho sem volta, além de ser um meio de diminuir desperdícios que existem na cadeia — desde a colheita, passando pelo fabricante e chegando até a loja.
“A omnicanalidade é uma maneira de você reduzir esse desperdício, mas ainda existe muito espaço para isso crescer. Hoje, todo o nosso e-commerce sai das lojas. No passado, a gente tinha centros de distribuição de e-commerce e hoje não temos mais, até porque havia uma duplicação de estoque. A loja está mais próxima do cliente e a omnicanalidade resolveu isso. Hoje, a gente tem as lojas física e virtual convivendo com o mesmo estoque e atendendo o cliente”, afirmou.
LOGÍSTICA DO FUTURO
Atenda com as tendências logísticas como a omnicanalidade e o impacto da experiência do consumidor na fidelização de clientes, a MundoLogística promoverá 5ª edição do “Logística do Futuro” — evento que reúne profissionais e especialistas do setor para discutir e explorar tendências, inovações e melhores práticas que moldarão o futuro dessa área.
Com mais de 70 palestrantes e abordando temas como omnicanalidade, colaboração, uso de Inteligência Artificial, otimização de malha e responsividade, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. As inscrições podem ser realizadas no site https://logisticadofuturo.com.br/
Fonte: Mundo Logística