Objetivo da companhia é armazenar 30% do volume importado no estado do Espírito Santo no primeiro ano de operação
Por Redação
Centro automotivo da Timbro em Cariacica, Espírito Santo (Foto: Divulgação)
Com investimentos de R$ 25 milhões, a Timbro inaugurou um centro automotivo em Cariacica (ES). O espaço é dividido entre área alfandegada e armazém geral e tem capacidade para receber até 12 mil automóveis simultaneamente. O objetivo é armazenar 30% do volume importado no Espírito Santo no primeiro ano de operação.
Segundo a companhia, o centro automotivo possui uma área de 250 mil m², espaço que ajuda a otimizar a logística de distribuição e armazenamento de veículos. O terreno possui ainda área de reserva técnica de mais 100 mil m² para futuras expansões.
“O movimento de veículos nos quatro primeiros meses de 2024 é o maior da história do Espírito Santo, superando o movimento de 1995. Historicamente, o estado sempre representou em média 35% do volume de importação de carros. Porém, somente no primeiro quadrimestre, a participação passou para 56% do volume de importação de carros no Brasil. Este aumento faz parte da transição energética em curso no setor automotivo mundial”, afirmou o sócio-fundador da Timbro, Bruno Russo.
“A missão da Timbro é se tornar o maior 5PL (logística de quinta parte) para a indústria automobilística nos próximos cinco anos e contribuir para o desenvolvimento de novos projetos na área”, complementou Russo.
INOVAÇÃO
O centro automotivo possui sistema de rastreamento inteligente — o Timbro Auto Control —, no qual cada veículo será rastreado por um sistema que oferece visibilidade para os clientes, com monitoramento em tempo real.
De acordo com a companhia, o pátio utilizará painéis solares para gerar energia elétrica na área do PDI (Pre-Delivery Inspection), espaço destinado para adequação às normas brasileiras e serviços de vistoria e reparos. A área de inspeção tem estações de carregamento para veículos elétricos.
Fonte: Mundo Logística