Em comunicado, companhias afirmaram que o principal foco do veículo é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens
Por Redação
Caminhão 8×4 teleoperado do Brasil, o Scania G 500 8×4 XT (Foto: Divulgação)
A Scania, em parceria com a Hexagon e a Fidens, apresentou o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil, o Scania G 500 8×4 XT. Segundo as companhias, veículo é vocacionado para o trabalho fora de estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência.
A nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas.
O principal foco do veículo é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens. De acordo com as empresas, o controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando, com a tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a condução do veículo a quilômetros de distância. Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar 30km longe.
No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.
Segundo o diretor Comercial da Fidens, Thiago Frauches, a nova solução começou a ser desenvolvida há 22 meses. “A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminhão 8×4 da mineração brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8×4 teleoperado do Brasil. Acreditamos que este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração”, disse.
CAMINHÃO 8X4 TELEOPERADO
O G 500 8×4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.
As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.
De acordo com a Scania, além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon. Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.
Fonte: Mundo Logística