Segundo as companhias, é o primeiro da América Latina; a iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep no valor de R$ 3 milhões e visa o desenvolvimento e implementação do veículo
Por Redação
Caminhão elétrico autônomo sem cabine (Foto: Divulgação)
A Lume Robotics e a Suzano realizaram uma parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina. A iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo, que será testado em um dos terminais portuários da Suzano.
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa aplicar conceitos da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, robótica e mobilidade elétrica. De acordo com as companhias, o sistema Lume de Mobilidade Autônoma será aplicado integrando software e hardware, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana.
Em comunicado, as empresas afirmaram que a tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirmou o diretor Executivo da Lume, Rânik Guidolini.
A solução será implementada e validada em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. A expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia em uma operação contínua e ininterrupta.
A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028.
Fonte: Mundo Logística