Na avaliação de Jackson Campos, aumento no custo do frete marítimo se aproxima dos níveis registrados durante a pandemia e deve encarecer produtos importados, e pressionando a inflação no Brasil
Por Redação
Transporte marítimo (Foto: Freepik)
Importar deve ficar ainda mais caro até o final do ano de 2024. Isso porque o custo do frete marítimo está em disparada, se aproximando dos valores históricos da época da Covid-19, quando ultrapassavam os US$ 10 mil dólares por contêiner — cerca de R$ 54,3 mil, em conversão direta.
Esse aumento, causado por diversos fatores, deve encarecer diversos produtos importados no país e causar inflação de preços no mercado interno. A análise é do especialista em comércio exterior e diretor de Relações Institucionais da AGL Cargo, Jackson Campos.
Segundo o especialista, os produtos importados de menor valor acabam sofrendo mais com esse aumento, já que o frete acaba ficando mais caro que o próprio item. “Aqueles produtos que têm o valor agregado mais baixo sofrem mais, porque quando se divide o preço de um contêiner no frete, há pouca margem para acrescentar no valor do item. Não é muito vantajoso para quem importa”, afirma o Campos.
Um dos principais motivos que causam o aumento exponencial do frete marítimo são os conflitos no Mar Vermelho. Esse problema se arrasta desde o final de 2023, mas entrou em seu momento mais crítico no último mês, dificultando de vez a passagem de carga pelo local. Os causadores destes confrontos são os Houthis, um grupo armado iemenita que luta, segundo o slogan do grupo, contra os inimigos do Islã.
O especialista explicou que, para continuar o tráfego, os navios acabam tendo que desviar sua rota, indo pelo sul da África, e estendendo o prazo de entrega das mercadorias, já que para realizar esse trajeto o navio necessita de 15 a 20 dias. Para tentar amenizar os impactos dessa demora, há a necessidade de mais navios em circulação e é justamente a falta deles que faz com que o preço do transporte de cargas fique ainda mais caro.
“Como há pouca oferta e muita demanda, o valor dos contêineres vai nas alturas e quem consegue pagar já sabe que terá que revender o produto mais caro, porque gastou bem mais para importar. Muitos não conseguem arcar com este custo e acabam perdendo produtos, deixando de vender e ficando no prejuízo. É uma situação delicada”, disse Campos.
Há também a questão de estarmos na “peak season”, período do ano onde os varejistas e as pessoas acabam comprando mais produtos importados por conta das festividades de final de ano e de grandes períodos promocionais, como a Black Friday. A grande demanda aliada a pouca oferta e mudanças de rotas fazem com que o preço volte a atingir patamares históricos e dificulte o abastecimento de mercadorias no país.
Outro ponto que chama a atenção é a seca no Rio Amazonas, que prejudica em larga escala a exportação de milho. O Arco Amazônico é responsável por 43% da saída do grão produzido pelo Brasil. Outro setor que deve sentir é o automobilístico, já que as montadoras na Zona Franca de Manaus terão que arcar com taxas especiais para executar esta rota hidroviária.
“Essa região está sofrendo com a estiagem e com a dificuldade em realizar essa rota, era esperado que as empresas que fazem o frete elevassem os preços. O grande problema ali é que não há rotas substitutas capazes de comportar estas demandas. Os empresários terão que conviver com preços altos e falta de alternativas na hora de vender seu produto”, afirmou Campos.
QUEDA NOS VALORES DE FRETE MARÍTIMO
Segundo o especialista, os brasileiros devem sentir no bolso o preço gerado por este problema na entrada de produtos do país, já que as empresas devem repassar parte desse custo mais alto para o mercado interno. “Os consumidores vão perceber itens mais caros e terão que se planejar melhor na hora das compras, especialmente se forem importar algum produto, ainda mais agora com a nova tributação em vigor”, afirmou Jackson.
O especialista enfatizou que não há previsão de queda nos valores do frete marítimo. “Não há perspectiva de melhora. Estamos na ‘peak season’, que é quando há menos espaços nos navios para o transporte de carga e é um cenário onde é natural que os preços se elevem. Entretanto, fatores externos, como os conflitos no Mar Vermelho e o crescimento da demanda de itens de fora do país, aumentam muito os valores e não temos indícios de melhora”, ressaltou.
Fonte: Mundo Logística